O Labirinto é uma escola moderna onde você aprenderá Magia que funciona. Muitas pessoas gostariam de aprender um sistema simples e prático que pudesse trazer resultados, sem precisar estudar por anos para poderem praticar rituais avançados e altamente complexos como os da Magia Cerimonial.

 

É aqui que entra aquilo que se convencionou chamar de “Chaos Magick”, um enfoque minimalista, prático e direto de usar o poder mágico que existe no Universo (e em nós) para causar mudanças na matriz da realidade de acordo com nosso intento e necessidade.

 

Não entrarei aqui nos detalhes teóricos da “Magia do Chaos” mas, em resumo, Chaos seria a energia criativa do Universo.

 

Na natureza podemos perceber esta energia criativa mais do que nas cidades, onde tenta-se criar um paradigma de “ordem”. A Natureza é Caoticamente Ordenada e Ordenadamente Caótica.

 

Desnecessário dizer que esta abordagem mágica não tem nenhuma intenção de “causar o caos”, como normalmente se entenderia esta frase.

 

Chaos Magick tem a ver com a reordenação de tua realidade atual, tem a ver com direcionar tua vida para que ela se torne melhor.

 

Muitos textos escritos sobre esta modalidade de pensamento mágico tendem a ser excessivamente teóricos. Nosso objetivo é ensinar você a praticar magia e ter a grande alegria de ver isto funcionar. Chaos Magick possui os mesmos objetivos de outros métodos mágicos, mas sua metodologia é simplificadora, sintética.

 

Enquanto aprende e pratica os ensinamentos da Magia Wicca, em sua jornada pelo Labirinto você também começa a praticar técnicas de Chaos. Eventualmente, aqueles que completarem o Primeiro Círculo poderão ser admitidos ao mais fechado Segundo Círculo, onde aprenderão a tradição dos Grimórios. Assim, poderá ter o melhor de ambos os mundos.

 

Chaos Magick é divertida, original, empolgante. Mas muitos pensadores a consideram mais como uma forma de "psiquismo" envolto em uma roupagem "moderna" e carente de conteúdo espiritualizante. Pode ser, porém, ela oferece algumas técnicas e insights bem interessantes.

 

Chaos Magick é uma metodologia que enfatiza o minimalismo e a simplificação, a flexibilidade de crenças, a transmutação emocional, eficácia e resultados, pois se a coisa não funciona, não pode ser chamada de magia. Em Chaos Magick você precisa ter imaginação, boas habilidades de ator ou atriz e um espírito alegre. Se você é capaz de acessar teus sentimentos e emoções, se você tem Vontade, você terá alguma medida de sucessos em Chaos Magick.

 

Não pretendo incentivar a preguiça ou a mediocridade, mas o fato é que muitos métodos simples de Chaos Magick funcionam!

 

Mas é melhor aprender isto com professores bem treinados para que se possam evitar acidentes no percurso.

 

Um exemplo para esclarecer este ponto: uma pessoa aprendeu uma técnica de cura por imposição de mãos num livro de Chaos Magick. A pessoa praticou numa amiga e a amiga melhorou. OK! Bom resultado, correto? Pode ser, mas o autor do livro esqueceu de avisar o risco que se corre com este tipo de cura psíquica. Muitos curadores psíquicos têm uma velhice terrivelmente doentia, pois todo o ‘carma’ negativo que eles tiraram dos outros ainda precisa ser cumprido, e imagine quem é que deve pagar por isto? O “curador”, é claro. Muitas enfermidades surgem para criar um reajuste, para ensinar uma lição. Se um caoista intervém e impede este processo, ele estará fazendo mais mal do que bem.

 

Outro ponto que devemos enfatizar, e que não é enfatizado nos autores (que desejam vender livros do tipo “torne-se mago em 10 dias”) é que a magia não deve ser abusada. Não gaste seu poder, pois poder é gasto mesmo nestas operações simples de Chaos Magick.

 

Um dos segredos da Chaos Magick (e da magia clássica em geral, diga-se de passagem:-) é a importância dada ao impulso emocional por trás da técnica. Você precisa estar “realmente a fim” de que uma situação seja transformada, pois assim, terá o impulso emocional necessário para praticar magia com sucesso, mesmo que não tenha vara, taça, pentáculo ou adaga.

 

Magia é um assunto sério, mesmo quando veste esta roupagem “pop”. Ela transforma realidades.

 

O desenvolvimento espiritual deve crescer junto com o poder mágico, mas você deve sempre lembrar que magia tem a ver com a geração de alegria na tua vida, com moldar a realidade de modo a trazer alegria para tua vida.

 

Evite a atitude pomposa e pretensiosa de muitos assim chamados “iniciados”, “grão-mestres” e “ augustas autoridades esotéricas" que julgam “saber tudo sobre o assunto”. Esse tipo de conversa cai bem num mecânico mas não soa bem em pessoas que se dizem iniciad@s.

 

O Labirinto reúne métodos mágicos modernos e antigos. Nem só de Grimórios vive a Magia, não importa o quanto os fanáticos da magia antiga possam afirmar o contrário.

 

No entanto, embora os membros do Segundo Círculo também aprendam como trabalhar os Grimórios à maneira tradicional, clássica, isso não significa que eles precisem se tornar bitolados nesta metodologia. Pois veja, a Magia é uma Arte ampla e vasta como o Universo, e seus métodos variam de povo para povo, de planeta para planeta, de época para época. 

 

Nas primeiras lições, junto com a sabedoria da Espiritualidade e da magia em geral, você aprenderá métodos de Chaos Magick que poderão ser colocados em prática quase imediatamente.

 

Chaos Magick é divertido, funcional e muitos de seus insights são filosoficamente sadios. Porém, outros são simplesmente considerados como sem base na prática real da magia. Um exemplo é a noção de que 'qualquer ritual pode ser adaptado especialmente para você' ou...'na magia vale tudo'. 

 

Isso não é verdadeiro quando se trata da magia dos Grimórios, por exemplo. Magia é um assunto sério quando se trata de praticar evocação para a manifestação visível. 

 

Caso contrário, seus resultados serão, na melhor das hipóteses, parciais e limitados. Na evocação à aparição e manifestação física, coisas muito assustadoras acontecem antes da aparição da força evocada. Apesar desses importantes detalhes, Chaos Magick é intelectualmente instigante e revolucionário, e alguns de nossos membros podem preferir se especializar neste ramo do ocultismo moderno.

 

Poder traz responsabilidade. Use bem o seu poder.

 

Aprenderá muita coisa interessante e poderá passar um tempo analisando os métodos e praticando algumas coisas. Nossos membros estudam estes métodos, bem como os ensinamentos do Labirinto. Mas os buscadores mais experientes logo poderão formar sua própria opinião sobre a "Magia do Chaos", seus métodos e objetivos.

 

 

Austin Osman Spare